• Hélio Couto

Resistência ao crescimento IV




Apatia e indiferença



O que leva uma pessoa que mora em condições sub-humanas a não lutar por melhorar sua vida? Até onde pode chegar a apatia?



Em 1840 houve a Primeira Guerra do Ópio na China. A partir daí o uso do ópio passou a ser generalizado e a provocar a apatia do povo chinês naquela época.



Eventos caóticos são mais comuns do que se pensa. O Caos faz parte integrante de todo o universo. É a forma de fazer com que haja evolução de uma forma ou de outra. Tira todos da zona de conforto.



A questão é se a pessoa cresce e melhora com o Caos ou não. E existe uma profunda diferença nisso.



Por exemplo:



O furo de um pneu do seu carro.



Uma demissão do emprego.



A falência da empresa em que trabalha. Ou a falência da sua empresa.



O estouro de uma bolha econômica.



A instalação de um bar de balada ao lado da sua casa.



Dívidas.



Doenças graves.



Mortes.



Etc.



Os eventos do Caos podem ser positivos em termos gerais. Quando o transistor apareceu em 1957 a maior empresa do mundo de válvulas faliu. Até um dia antes era a maior do mundo e no dia seguinte não existia mais. São casos extremos mas acontecem quando a nova tecnologia passa a ser do interesse do status quo. Então o que antes era protegido passa a ter de se virar por própria conta (é entregue aos crocodilos).



Existem eventos caóticos pequenos, médios e grandes. No início do século XX todos achavam que estavam diante de uma nova era de paz. Fazia quase um século que não havia uma grande guerra. Até que em 1914 começou o que ficou conhecida como A Grande Guerra. Todos achavam que seria a última, pois o grau de mortes foi inaudito. Vinte anos depois começou a Segunda Guerra Mundial e a Grande Guerra teve de trocar de nome. Estes são eventos grandes que ninguém espera. Alguns sabem o que está acontecendo, mas a imensa maioria não tem a menor ideia disto. Só que até para esses alguns que sabem, também existem eventos caóticos para eles.



Normalmente o Caos cria enormes problemas para as pessoas. O segredo das pessoas que tem sucesso contínuo (atenção para a palavra contínuo) é a incorporação do Caos na própria vida por livre e espontânea vontade. A própria pessoa cria situações caóticas para forçar seu próprio crescimento e evolução. Ela ganha com o Caos. Essas são as pessoas que crescem sem parar. As que não tem nenhuma zona de conforto. Impor o Caos na própria vida não é difícil. Basta se antecipar ao Caos geral e universal. Impor-se crescer sempre e colocar-se desafios difíceis e estimulantes é a fórmula do sucesso para sobreviver ao Caos geral. Essa é uma atitude que todos podem tomar. É uma escolha individual. Tem gigantescas vantagens fazer isso, pois enquanto a maioria tem tremendos problemas para sobreviver com o Caos, a pessoa estará crescendo com ele. E melhorando cada vez mais. Nesse ponto é um crescimento exponencial ou mais ainda.



Portanto, a apatia é a tentativa inútil de ignorar o Caos. Achando que se ignorar ele desaparece. Esquecem que tudo que está ruim pode piorar mais ainda. E aquela zona de conforto irá para o espaço! Não existe forma de fugir do Caos. E os Caos existe em todas as dimensões da realidade. Em nenhuma dimensão existe descanso eterno. Existem pausas para repor as energias. E só. Quem já incorporou a filosofia de crescer com o Caos sabe que está no caminho certo.



Cada um deve pensar muito a respeito disto.



Hélio Couto

www.negociacaohumanizada.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Spotify ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter