© 2016 por P@t Estúdio  - Consultoria de negócios digitais. Hélio Couto - Todos os direitos reservados

Leia também >>>

Negociação Humanizada IV

August 19, 2016

 

Primeira técnica: Ajudar

 

A primeira técnica está completamente fora do paradigma da competição. Como já sabemos que ganharemos a negociação devemos ajudar a outra parte a fazer a melhor negociação possível para ela.

 

É fato conhecido que quando um prisioneiro de guerra é interrogado apenas com conversa a eficiência é total. O interrogador oferece um cigarro para o prisioneiro e este aceita. Este simples gesto de cortesia criou um vínculo que inevitavelmente irá aprofundar-se. Dia a pós dia essas conversas transformam-se em amizade e depois de dois meses os dois se entendem. Isso acontece mesmo numa situação em que um é prisioneiro do outro numa guerra. É uma situação extrema e mesmo assim funciona. Ajudar sempre em qualquer situação é a regra.

 

Numa situação normal pode ser um gesto de cumprimento, um aperto de mão, oferecer um copo de água, sorrir, entender a posição do outro, conversar, etc. Os mínimos gestos e atitudes farão com que a paz seja possível.

 

A ideia de que para alguém ganhar alguém tem de perder não é necessariamente uma verdade. Tudo depende de como uma das partes se comporta. Se uma das partes parte do princípio de que quer a paz e quer fazer o melhor acordo entre as duas partes esta intenção conduzirá todo o trabalho. A intenção de uma das partes é fundamental. E para prevenir que aconteça o ganha/perde a melhor atitude é a de ajudar sempre. A confiança absoluta de que já ganhou permite ajudar ao outro. Para isso é preciso desde o início manter uma atitude de paz e pacificação.

 

Adotar uma atitude de compreender o outro escutando atentamente o que diz. Ouvir primeiro e falar depois. Esta atitude mostrará ao outro que você está interessado em que os dois ganhem. Isso facilitará tudo. No caso de que o outro comece agressivamente sua atitude deve ser de não revidar. Uma reação pacífica e benevolente ameniza a situação. Deve-se fazer isso de maneira correta sem mostrar superioridade. O sentimento que vence uma negociação é a humildade ativa. Deixe que a outra parte modele você com sua atitude pacifica. Nunca modele a agressividade do outro caso ela exista. Portanto, existe uma diferença entre uma reação subconsciente de revidar e uma ação consciente de pacificar.

 

Lembrar sempre que sabedoria é fazer sem agir. É o conceito da ação através da não-ação. O que na prática é a maior ação que se pode fazer. A não-ação é deixar a força mais poderosa que existe atuar em seu favor. Isso deve ser interiorizado para poder ser aplicado. Nunca confundir não-ação com preguiça ou não fazer nada. É exatamente o contrário. Deve-se analisar muito bem este conceito para poder vivencia-lo.

Please reload

Posts Em Destaque

Filosofia da prosperidade I

October 17, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 9, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags